terça-feira, 7 de agosto de 2012

O ABUSO DA PUBLICIDADE NA CAMPANHA POLÍTICA

        Durante os 3 meses de campanha eleitoral são feitas diversas publicidades do candidato para tentar fazer o leitor visualizá-lo e escutá-lo, seja por meio de fotos, bannners, programas de TV, rádio, carro de som, bandeiras, etc.
        Mas nas últimas campanhas a Jusitiça eleitoral tem tomado algumas providências afim de evitar o abuso de publicidade nas campanhas eleitorais.
      Neste ano, na comarca de Pirpirituba, por exemplo proibiu-se algumas propagandas a exemplo de pinturas em paredes, lajedos, postes, confecção de camisas, bonés, com o nome e foto do candidato.
       Aqui ainda é permitida a bandeirinha com o nome e número do candidato, porém, o exagero é tremendo e já virou abuso, portanto deveria ter sido proibido usar em domicílio, apenas em via pública uma vez que o voto é secreto.
       Por aqui, os candidatos visitam as casas e quando  o eleitor permite usar bandeirnhas e retratos nas casas as paredes ficam parecendo verdadeiros Comitês Partidários.
       Alguns moradores aceitam, por medo de perderem seu contrato na Prefeitura, os de oposição as vezes, recebem ajudas para dar pemissão do uso da bandeirnha e assim lá se vai o direito da democracia e da liberdade pelo ralo. Até as estacas de cercado de fazendas ganharam uma bandeirinha por aqui. O problema é que as estacas não votam. Outros, querem botar suas bandeiras em árvores e outros ainda cortam bambus dos maiores possíveis para exibirem as bandeiras dos seus candidato como se fossem verdadeiros troféus. 
       Assim muitos eleitores esquecem de saber o perfil dos candidatos, sobre sua atuação na sociedade, sua capacidade de articulação e interação com a população, se este é capaz de resolver problemas, se tem um plano de governo, qual sua intenção de ser político, quais principais ações pretende realizar no seu governo e de que forma?
      Será que o eleitor já se tocou que poderá ser punido pelo candidato eleito, seja ele qual for, por causa da idenditicação das bandeirnhas?
       Imaginem aí uma rua completa, só tem bandeirinhas do candidato derrotado. De repente, o candidato eleito será que vai querer trazer obras primeiro para aquela rua onde só tem adversários declarados ou para a que usou a sua bandeirinha? O mesmo acontece com os retratos e faixas.
     Por isso deveria ser usado publicidade apenas propagandas em via pública a exemplo de banners, faixas, folders panfletos, carro de som, etc. Mas nada em casa do eleitor, para não causar pouição visual, nem constranger o eleitor quando seu cacndiato for derrotado, nem ser punido pós eleição pelo candidato vencedor porque não votou nele.
Vistamos então camisa da DEMOCRACIA, da LIBERDADE e do COMPRIMISSO COM O POVO.

Nenhum comentário: