quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PLANEJAMENTO DISCUTE PRIORIDADES DA SEGUNDA ETAPA DO ODE

Sábado, 11 de agosto de 2012 - 21h41

       Segurança pública, abastecimento de água, saúde, estradas e educação foram os principais temas do Planejamento Democrático, segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual (ODE), encerrado hoje em Campina Grande. O evento contou com a participação de sete, das 14 regiões geoadministrativas do Estado.
Segundo a subsecretária executiva do ODE, Ana Paula Almeida, o primeiro dia do Planejamento Democrático foi extremamente rico, tanto por parte do Governo do Estado, que trouxe seu posicionamento quanto às ações que serão desenvolvidas em 2013, quanto pela preparação dos conselheiros, que estudaram as demandas e trouxeram suas expectativas para dialogar com os secretários.
“É importante conhecer as demandas para políticas públicas que vêm direto da população. Elas terão mais efeito, porque a população de cada localidade é a maior conhecedora de suas próprias necessidades”, avalia a subsecretária.
Abastecimento – As regiões que discutiram sobre abastecimento de água com o presidente da Cagepa, Desusdete Queiroga, foram as que são polarizadas por Campina Grande, Guarabira, Monteiro e Cuité. O presidente falou sobre desperdício de água e lembrou que as prioridades precisam ser estabelecidas. “Não podemos fazer o esgotamento sanitário onde sequer existe abastecimento de água”, exemplifica.
Deusdete destacou que existem muitas obras em execução e outras em processo licitatório em várias cidades do Estado. Apenas com investimentos do Proinvest, podem ser beneficiadas 22 cidades.
Segurança - Outro eixo discutido foi a segurança, eleita como prioridade para as regiões polarizadas por Campina Grande, João Pessoa, Cuité e Mamanguape. O secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, disse que um dos grandes desafios da gestão é o policiamento rural, mas que o Governo do Estado está focado para atender a esta demanda da população. Ele frisou ainda que na terceira região (polarizada por Campina Grande) a diminuição no número de homicídios chegou a 60%, em 2012, quando comparados com os números do primeiro semestre de 2011.
Cisternas e Poços – Representantes das regiões polarizadas por Monteiro, Cuité, Campina Grande e Guarabira debateram com representantes do Cooperar, da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e com a Coordenação de Desenvolvimento dos Recursos Minerais as maneiras de adoção de tecnologias sociais de convivência com a seca, como a construção de cisternas e poços artesianos. Todo esse trabalho deve ser feito com foco na agricultura familiar e atendendo às diretrizes das Políticas Públicas do Governo.
Saúde, Estradas e Rodagens, e Educação – Os temas foram destaque neste sábado. Todas as demandas prioritárias discutidas durante o Planejamento Democrático foram escolhidas durante as 16 plenárias do Orçamento Democrático que aconteceram nas 14 regiões geoadministrativas. O Planejamento Democrático é a segunda fase do orçamento Democrático Estadual, onde os gestores estaduais discutem junto aos Conselheiros Regionais do OD as demandas escolhidas durante a primeira etapa, para definir as prioridades para a LOA 2013 de cada uma das 14 regiões.
        Entre os dias 22 e 25 deste mês o Planejamento democrático acontece nas cidades de Pombal, Sousa e Patos.
        Quem representou a cidade de Sertãozinho foram os Conselheiros Alexandre Oliveira e Alexandre Barbosa.










Nenhum comentário: