quinta-feira, 6 de junho de 2013

Considerada a “Roliude Nordestina”, Cabaceiras comemora 178 anos de Emancipação Política

A cidade de Cabaceiras, a Roliude Nordestina, no Cariri Paraibano está comemorando nesta terça-feira (04) 178 anos de Emancipação Política. Com uma população estimada em 5.035 habitantes, distribuídos em uma área territorial de 452,920  km², o que dá uma densidade demográfica de 11,12 hab./km², Cabaceiras parece até coisa de cinema.
Um casario colorido que recorta o marrom árido do local; um bode que é rei e um dos mais respeitados símbolos da região; uma paisagem seca que se veste de verde em épocas de chuva e transforma aquele território em um dos cenários mais surpreendentes de toda a Paraíba.
Localizada a 166 km de João Pessoa, em pleno semiárido paraibano, a pequena Cabaceiras é a principal estrela do interior daquele estado. Suas casas bem preservadas do século 18 e o baixo índice anual de chuvas transformaram essa simpática cidade de 5 mil habitantes na ‘Roliúde nordestina’. Entre documentários e longas metragens, a região já contabiliza mais de 30 produções.
A população local dona de uma simpatia única e o centro histórico dessa cidade onde o tempo parece não ter vontade de seguir adiante foram a inspiração (e cenário) para filmes nacionais como ‘O Auto da Compadecida’, ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’, ‘O Romance’ e ‘Canta Maria’.
Quem passa diante do casarão onde Maria Odacide Barros mora com a família nem imagina que o salão do interior dessa construção de 1893 abrigou o bar que ambientou cenas hilárias entre Vicentão e o medroso Chicó, interpretados, respectivamente, pelos atores Márcio Garcia e Selton Melo na minissérie ‘O Auto da Compadecida’, dirigida por Guel Arraes.
Em Cabaceiras tudo parece mesmo coisa de cinema.
Da Redação 
Do Expresso PB/Informações e fotos: Internet

Nenhum comentário: