Prezados internautas esse blog foi criado por incentivo da ação do Selo UNICEF - Município Aprovado, em nosso município. Para quem não sabe ainda o que é vamos explicar em poucas palavras:
Toda intriga entre Alexandre e o gestor municipal começou por causa da creche que o município ganhou do Governo Federal. Alexandre teve a coragem com o Conselho Tutelar de denunciar o prefeito na Promotoria Pública por causa dessa creche. Mas a intriga e perseguição continuou só com Alexandre, por esse não calou-se diante da falta de respeito com as crianças deste município.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DO 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EM SERTÃOZINHO
Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos
reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das
tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às
crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa
necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que
garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de
crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município
onde a criança vive.
Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os
municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que
ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado.
O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento
internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus
esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A
partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os
municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as
políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e
participação popular, o município tem condições de rever suas políticas
e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que
estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Pois bem, quem coordenava esse trabalho em Sertãozinho era o Prof. Alexandre Oliveira. Era um trabalho voluntário, mas quase todos os meses lá estava ele reunindo todos os segmentos da sociedade para discutir, planejar, cobrar e agir do poder público e da sociedade a garantia de crianças e adolescentes de nossa humilde terra.
Percebia-se no olhar de cada participante a expectativa de uma nova Sertãozinho, de uma sociedade comprometida com com a dignidade de crianças, adolescentes, jovens e até dos adultos. Porém, o sonho não só de Alexandre, mas de toda sociedade foi cortado por gente que estar no poder escolhido pelo povo, vive com o dinheiro do povo, estar rico com o dinheiro do povo, mas não tem respeito pelo povo.
Creche que Sertãozinho perdeu |
Pensa que a perseguição parou por aí. Claro que não! Alexandre foi mandado para Zona Rural, trabalhar numa escola há 6Km da cidade. Alexandre como Secretário do Governo Jovem Municipal foi boicotado pelo mesmo autor.
O Governo Jovem ficou a margem e muitos jovens recuaram. Depois esses jovens receberam convites para participar das ações da prefeitura, para receberem migalhas e balançar bandeira de gente que não reconhece o valor de um jovem.
O Governo Jovem ficou a margem e muitos jovens recuaram. Depois esses jovens receberam convites para participar das ações da prefeitura, para receberem migalhas e balançar bandeira de gente que não reconhece o valor de um jovem.
E quem pensa que a batalha terminou está enganado! As últimas boicotagens estão surgindo a cada mês. Nesse sistema laranja de governo é uma pena que as pessoas que ainda estão neles só pensam no dinheiro e em si e esquecem de valorizar a lealdade, a fraternidade o amor, o respeito a outrem, o respeito a vida.
Mas o bom disso tudo é que quem faz aqui paga aqui e para essa administração que estar aí já começou, o rádio que o diga.
Graças ao Cidade Jovem temos denunciado as vergonhas dessa administração e quem pensa que estamos derrotado estar enganado porque não somos do mal e bem sempre vence o mal.
Nossa maior arma é a oração com e o compromisso com a verdade com o povo e a vontade de transformar Sertãozinho em dias melhores.
Confira abaixo as matérias sobre o Selo UNICEF - Município aprovado em Sertãozinho quando coordenado por Alexandre.
Sertãozinho mobiliza-se pelo Selo Unicef
Dando
continuidade à mobilização pelo Selo Unicef 2012, o município de
Sertãozinho realizou reunião em 05 de março, com a presença de
representantes de secretarias municipais, CMDCA, Conselho Tutelar,
escolas municipais, Câmara Municipal e grupos de jovens.
Na reunião, conduzida pelo articulador Alexandre Oliveira, foram discutidos os temas de impacto social cujos indicadores são os mais críticos no município, de acordo com os participantes, e, algumas propostas já foram apresentadas, com o objetivo de melhorar esses indicadores.
Educação, esporte, meio ambiente e grau de funcionamento do CMDCA foram alguns dos temas levantados e que o grupo se propôs a dar prioridade nas ações a serem empreendidas.
Na reunião, conduzida pelo articulador Alexandre Oliveira, foram discutidos os temas de impacto social cujos indicadores são os mais críticos no município, de acordo com os participantes, e, algumas propostas já foram apresentadas, com o objetivo de melhorar esses indicadores.
Educação, esporte, meio ambiente e grau de funcionamento do CMDCA foram alguns dos temas levantados e que o grupo se propôs a dar prioridade nas ações a serem empreendidas.
Apresentação da Propostas para o plano de ação |
O Fórum Comunitário do Selo UNICEF aconteceu no dia 2 de agosto, no Ginásio de Esporte “O Geraldão”, Sertãozinho-PB.
O Comitê Municipal Pró-Selo esperava 120 pessoas, mas este número foi superado com a presença de 205 participantes. O evento contou a participação de várias entidades sociais: prefeito, vereadores, secretários, escolas, igrejas, conselhos, grupos de jovens e Pastoral da Criança. Dos órgãos municipais públicos estavam a representação do CRAS, Conselho Tutelar, Agentes de Saúde, Projovem Adolescentes, Diretores, representantes de professores e alunos, Governo Estudantil, Conselho Escolar e Conselho de Classe, das Escolas Estaduais e Municipais, representantes da creche. Da igreja Católica estiveram presentes animadores de grupos, representantes da Crisma, da Catequese, Coroinha e Acólitos. Contamos também com a representação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. As entidades não governamentais foram representadas pelo Governo Jovem Municipal, Pastoral da Criança, CMDCA.
Durante o Fórum Comunitário foi apresentado a todos os participantes o diagnóstico do município.
Há muitas atividades lideradas pelo poder público mas ainda falta atuação maior na questão ambiental e promoção da educação, do esporte, da cultura e do lazer para cada criança e o adolescente. A cidade, apesar nos seus 16 anos de emancipação, triplicou o crescimento urbano e não possui um planejamento capaz de garantir a arborização das ruas, saneamento básico, construção de galerias e distribuição de água em todas as residências, assinalando que metade da cidade está sendo abastecida pelo carro pipa.
No esporte , há promoçao de campeonatos, torneios e copas restritos aos adultos. Mas há açoes voluntárias junto a escolas, ainda sem acesso aos meninos e meninas. Há iniciativa para a prática de capoeira e duas ecolas de ensino Fundamental II têm educação física com os alunos, nas modalidades esportivas: futsal, vôlei, e handebol. O incentivo cultural ainda é limitado, restrito às datas comemorativas das escolas para os que têm idade abaixo de 15 anos. Os maiores tem acesso ao Projovem Adolescente..
Na área da educação temos o problema do espaço físico, o número de alunos vem aumentando e as escolas não tem espaço para acomodar bem esse público. O IDEB teve um aumento significativo com um índice de 4.4, graças ao bom trabalho dos profissionais.
Na saúde há um amplo trabalho de atendimento, incluindo assistência odontológica , diagnósticos e medicamentos. Há também parceria entre escolas e unidades de saúde nas comunidades urbana e rural.
Algumas Propostas do Fórum Comunitário
SAÚDE:
• Destino do lixo (já foi lançado o Projeto “Deixa eu cuidar do seu lixo” que vai fazer um trabalho permanente em parceria com a Educação, Ação Social, Prefeitura e comunidade sobre a coleta seletiva dos matérias recicláveis e fazer o aterro sanitário do lixo.
EDUCAÇÃO:
• Propomos a construção de quadras de esporte nas escolas de Ensino Fundamental II;
• Reforma das escolas com acessibilidade;
• Capacitação e contrato de profissionais para alunos especiais;
• Construção de salas para laboratórios de informáticas em todas as escolas da rede pública.
• Inclusão do ensino de música e dança para os estudantes;
• Inclusão do ensino capoeira nas escolas;
• Estratégias para resolver o problemas dos alunos com correção de fluxo;
• Criação do COM-VIDA nas escolas
AÇÃO SOCIAL:
• Construção de um centro de referencia infanto-juvenil onde funcionará o Conselho Tutelar, o CMDCA, o Projovem Adolescente, Governo Jovem Municipal, o Telecentro Comunitário,
• Esse prédio deverá ter salas para o ensino de dança, música, arte e capoeira;
• Deverá ter ainda:
Sala de recepção
um auditório-teatro com capacidade para 200 pessoas ;
uma cozinha com refeitório;
dois alojamentos (masculino e feminino);
uma quadra poliesportiva; uma arena para teatro ou reuniões;
Terreno para horta;
Caixa d´água subterrânea para armazenar a água da chuva.
PALAVRA DO ARTICULADOR
Nasce uma nova semente de esperança de que o direito da criança e do adolescente pode ser garantido a partir do trabalho que estamos realizando em nosso município, sob o monitoramento do Selo UNICEF em parceria com o poder público e comunidade em geral. O Fórum é a voz da comunidade, é o espaço onde a luta é a prioridade na garantia do direito da criança e adolescente. No nosso caso estamos também apoiando os jovens, já que Sertãozinho tem uma dívida no que diz respeito a arte, cultura, esporte e lazer para esse público. Assim, caminhamos lutando não só pela conquista do Selo, mas também dos nossos sonhos para a melhoria de vida das nossas crianças e adolescentes.
Alexandre Oliveira
PALAVRA DA PRESIDENTE DO CMDCA
A nossa luta pela garantia do direito da criança e adolescente é muito importante, mas deve ser uma luta em conjunto, não podemos caminhar sozinhos. Isso já sabíamos, mas não sabíamos como fazer, mas com o Selo UNICEF, têm melhorado muito as negociações para garantir uma vida de qualidade para este público. E como disse Dom Helder, “um sonho que sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto é realidade”. Portanto, derrubemos os muros do individualismo e busquemos o coletivo para construir uma sociedade de pessoas competentes. Maria Sueli Vieira
PALAVRA DO COMITÊ PRÓ SELO
Nós do Comitê Municipal Pró Selo, nos sentimos muito felizes neste grande trabalho que estamos realizando em prol da criança e adolescente do nosso município. A nossa luta é sobretudo por uma saúde e educação de qualidade para nossas crianças e junto a isso a garantia de espaços onde esse público possa ter a seu favor arte, cultura, esporte e lazer.
PALAVRA DO ADOLESCENTE
No início desse trabalho achava que era mais um programa que vem somente para nos encher de esperança e depois não acontece nada de ação. Mas agora estou me convencendo que dessa vez será feito. Porque acredito que juntos podemos mais.
Enviado pela Comissão Pró-Selo, sertãozinho/PB
O Comitê Municipal Pró-Selo esperava 120 pessoas, mas este número foi superado com a presença de 205 participantes. O evento contou a participação de várias entidades sociais: prefeito, vereadores, secretários, escolas, igrejas, conselhos, grupos de jovens e Pastoral da Criança. Dos órgãos municipais públicos estavam a representação do CRAS, Conselho Tutelar, Agentes de Saúde, Projovem Adolescentes, Diretores, representantes de professores e alunos, Governo Estudantil, Conselho Escolar e Conselho de Classe, das Escolas Estaduais e Municipais, representantes da creche. Da igreja Católica estiveram presentes animadores de grupos, representantes da Crisma, da Catequese, Coroinha e Acólitos. Contamos também com a representação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. As entidades não governamentais foram representadas pelo Governo Jovem Municipal, Pastoral da Criança, CMDCA.
Durante o Fórum Comunitário foi apresentado a todos os participantes o diagnóstico do município.
Há muitas atividades lideradas pelo poder público mas ainda falta atuação maior na questão ambiental e promoção da educação, do esporte, da cultura e do lazer para cada criança e o adolescente. A cidade, apesar nos seus 16 anos de emancipação, triplicou o crescimento urbano e não possui um planejamento capaz de garantir a arborização das ruas, saneamento básico, construção de galerias e distribuição de água em todas as residências, assinalando que metade da cidade está sendo abastecida pelo carro pipa.
No esporte , há promoçao de campeonatos, torneios e copas restritos aos adultos. Mas há açoes voluntárias junto a escolas, ainda sem acesso aos meninos e meninas. Há iniciativa para a prática de capoeira e duas ecolas de ensino Fundamental II têm educação física com os alunos, nas modalidades esportivas: futsal, vôlei, e handebol. O incentivo cultural ainda é limitado, restrito às datas comemorativas das escolas para os que têm idade abaixo de 15 anos. Os maiores tem acesso ao Projovem Adolescente..
Na área da educação temos o problema do espaço físico, o número de alunos vem aumentando e as escolas não tem espaço para acomodar bem esse público. O IDEB teve um aumento significativo com um índice de 4.4, graças ao bom trabalho dos profissionais.
Na saúde há um amplo trabalho de atendimento, incluindo assistência odontológica , diagnósticos e medicamentos. Há também parceria entre escolas e unidades de saúde nas comunidades urbana e rural.
Algumas Propostas do Fórum Comunitário
SAÚDE:
• Destino do lixo (já foi lançado o Projeto “Deixa eu cuidar do seu lixo” que vai fazer um trabalho permanente em parceria com a Educação, Ação Social, Prefeitura e comunidade sobre a coleta seletiva dos matérias recicláveis e fazer o aterro sanitário do lixo.
EDUCAÇÃO:
• Propomos a construção de quadras de esporte nas escolas de Ensino Fundamental II;
• Reforma das escolas com acessibilidade;
• Capacitação e contrato de profissionais para alunos especiais;
• Construção de salas para laboratórios de informáticas em todas as escolas da rede pública.
• Inclusão do ensino de música e dança para os estudantes;
• Inclusão do ensino capoeira nas escolas;
• Estratégias para resolver o problemas dos alunos com correção de fluxo;
• Criação do COM-VIDA nas escolas
AÇÃO SOCIAL:
• Construção de um centro de referencia infanto-juvenil onde funcionará o Conselho Tutelar, o CMDCA, o Projovem Adolescente, Governo Jovem Municipal, o Telecentro Comunitário,
• Esse prédio deverá ter salas para o ensino de dança, música, arte e capoeira;
• Deverá ter ainda:
Sala de recepção
um auditório-teatro com capacidade para 200 pessoas ;
uma cozinha com refeitório;
dois alojamentos (masculino e feminino);
uma quadra poliesportiva; uma arena para teatro ou reuniões;
Terreno para horta;
Caixa d´água subterrânea para armazenar a água da chuva.
PALAVRA DO ARTICULADOR
Nasce uma nova semente de esperança de que o direito da criança e do adolescente pode ser garantido a partir do trabalho que estamos realizando em nosso município, sob o monitoramento do Selo UNICEF em parceria com o poder público e comunidade em geral. O Fórum é a voz da comunidade, é o espaço onde a luta é a prioridade na garantia do direito da criança e adolescente. No nosso caso estamos também apoiando os jovens, já que Sertãozinho tem uma dívida no que diz respeito a arte, cultura, esporte e lazer para esse público. Assim, caminhamos lutando não só pela conquista do Selo, mas também dos nossos sonhos para a melhoria de vida das nossas crianças e adolescentes.
Alexandre Oliveira
PALAVRA DA PRESIDENTE DO CMDCA
A nossa luta pela garantia do direito da criança e adolescente é muito importante, mas deve ser uma luta em conjunto, não podemos caminhar sozinhos. Isso já sabíamos, mas não sabíamos como fazer, mas com o Selo UNICEF, têm melhorado muito as negociações para garantir uma vida de qualidade para este público. E como disse Dom Helder, “um sonho que sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto é realidade”. Portanto, derrubemos os muros do individualismo e busquemos o coletivo para construir uma sociedade de pessoas competentes. Maria Sueli Vieira
PALAVRA DO COMITÊ PRÓ SELO
Nós do Comitê Municipal Pró Selo, nos sentimos muito felizes neste grande trabalho que estamos realizando em prol da criança e adolescente do nosso município. A nossa luta é sobretudo por uma saúde e educação de qualidade para nossas crianças e junto a isso a garantia de espaços onde esse público possa ter a seu favor arte, cultura, esporte e lazer.
PALAVRA DO ADOLESCENTE
No início desse trabalho achava que era mais um programa que vem somente para nos encher de esperança e depois não acontece nada de ação. Mas agora estou me convencendo que dessa vez será feito. Porque acredito que juntos podemos mais.
Enviado pela Comissão Pró-Selo, sertãozinho/PB
Disponível em:
Sertãozinho apresenta Plano de Ação Municipal
No
dia 08 de outubro, o Comitê Municipal Pro-Selo se reuniu com as demais
lideranças e autoridades da comunidade para apresentar o Plano Municipal
de Ação do Selo UNICEF. A apresentação foi conduzida pelo articulador
municipal Alexandre Oliveira para um público de 62 pessoas.
Dentre as propostas, as prioridades foram meio ambiente, cultura, lazer, esporte, música, dança, reforma das escolas municipais e criação de um Centro de Referência Infanto-Juvenil.
A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Sertãozinho com a presença de quase 40 adolescentes do Projovem Adolescentes e do Governo Jovem Municipal. Estavam também crianças, estudantes da Escola Ulisses, vereadores, secretários municipais, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes do Conselho Tutelar e demais pessoas da comunidade.
Dentre as propostas, as prioridades foram meio ambiente, cultura, lazer, esporte, música, dança, reforma das escolas municipais e criação de um Centro de Referência Infanto-Juvenil.
A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Sertãozinho com a presença de quase 40 adolescentes do Projovem Adolescentes e do Governo Jovem Municipal. Estavam também crianças, estudantes da Escola Ulisses, vereadores, secretários municipais, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes do Conselho Tutelar e demais pessoas da comunidade.
Sertãozinho participa do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direito da Criança e do Adolescente
Governo Jovem de Sertãozinho
Enviado por Alexandre Oliveira, articulador de Sertãozinho/PB.
Nos
dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Governo Jovem do município de Sertãozinho,
participante do Programa Selo UNICEF – Município Aprovado, participará
do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direito da
Criança e Adolescente em Brasília.
O Governo Jovem Municipal foi criado por incentivo do Programa Selo UNICEF a fim de reivindicar e fazer garantir os direitos de crianças e adolescentes do município. O grupo, constituído pela Prefeitura Jovem Municipal, Câmara Jovem Municipal, Secretarias Jovens Municipais e Conselho de Representante de Adolescentes e Jovens (CRAJ), foi fundado em maio de 2010 e desde então vem desenvolvendo algumas atividades, como teatro de rua, grupos de danças, mutirão contra a dengue, palestras, torneios esportivos, passeios ecológicos, participando sempre das ações e dos eventos promovidos pela comunidade.
Segundo o articulador do Selo em Sertãozinho, Alexandre Oliveira, para o evento só foram selecionados 50 trabalhos em todo Brasil. Alexandre afirmou que quase não acreditou quando seu município foi selecionado. Para ele é um privilégio participar do projeto e representar seu município.
Emilayne Souto/Casa Pequeno Davi/Especial para o Selo UNICEF
O Governo Jovem Municipal foi criado por incentivo do Programa Selo UNICEF a fim de reivindicar e fazer garantir os direitos de crianças e adolescentes do município. O grupo, constituído pela Prefeitura Jovem Municipal, Câmara Jovem Municipal, Secretarias Jovens Municipais e Conselho de Representante de Adolescentes e Jovens (CRAJ), foi fundado em maio de 2010 e desde então vem desenvolvendo algumas atividades, como teatro de rua, grupos de danças, mutirão contra a dengue, palestras, torneios esportivos, passeios ecológicos, participando sempre das ações e dos eventos promovidos pela comunidade.
Segundo o articulador do Selo em Sertãozinho, Alexandre Oliveira, para o evento só foram selecionados 50 trabalhos em todo Brasil. Alexandre afirmou que quase não acreditou quando seu município foi selecionado. Para ele é um privilégio participar do projeto e representar seu município.
Emilayne Souto/Casa Pequeno Davi/Especial para o Selo UNICEF
Jandeilson, Sec do Governo Jovem e Alexandre na abertura do evento. Foto: Município de Sertãozinho |
O
Observatório de boas práticas é uma feira realizada pela Secretaria de
Direitos Humanos na comemoração dos 20 anos do ECA. “O Objetivo maior
foi dar visibilidade às boas práticas que trazem avanços para a garantia
dos direitos de crianças e adolescentes em nosso país, seja por
iniciativa de governo, ONGs, universidades ou setor privado", disse a
Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do
Adolescente, a Srª Carmen Silveira de Oliveira”, no discurso de abertura
do evento.
Dentre as mais de 50 boas práticas selecionadas para apresentar os seus trabalhos, o projeto do Governo Jovem Municipal de Sertãozinho-PB, foi selecionado e está participando do evento, representado pelo Secretário Geral Jovem, Jandeilson dos Santos e Alexandre Oliveira, Articulador do Selo UNICEF e proponente do projeto. Leia o boletim do Governo Jovem Municipal de Sertãozinho aqui.
A feira está acontecendo no Centro de Eventos e Treinamento, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), SGAS 902, Brasília-DF.
Na manhã de terça-feira, aconteceu o lançamento do livro “Direitos Humanos, Criança e Adolescente" – de autoria do Ministro Paulo Vannuchi (Ministro de Estado, Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) que também fez a entrega de 1 microcomputador e 1 carro para 214 municípios brasileiros.
Além dos 54 municípios que estão apresentando as boas práticas estão presentes conselheiros do ECA, representantes de Ong’s, universidades e representantes de outros países como Colômbia, França e outros.
Dentre as mais de 50 boas práticas selecionadas para apresentar os seus trabalhos, o projeto do Governo Jovem Municipal de Sertãozinho-PB, foi selecionado e está participando do evento, representado pelo Secretário Geral Jovem, Jandeilson dos Santos e Alexandre Oliveira, Articulador do Selo UNICEF e proponente do projeto. Leia o boletim do Governo Jovem Municipal de Sertãozinho aqui.
A feira está acontecendo no Centro de Eventos e Treinamento, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), SGAS 902, Brasília-DF.
Na manhã de terça-feira, aconteceu o lançamento do livro “Direitos Humanos, Criança e Adolescente" – de autoria do Ministro Paulo Vannuchi (Ministro de Estado, Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) que também fez a entrega de 1 microcomputador e 1 carro para 214 municípios brasileiros.
Além dos 54 municípios que estão apresentando as boas práticas estão presentes conselheiros do ECA, representantes de Ong’s, universidades e representantes de outros países como Colômbia, França e outros.
Enviado por Alexandre Oliveira, articulador de Sertãozinho/PB.
Da Redação
Alexandre Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário