O lixão já é proibido desde 1981, quando foi criada a Política Nacional
de Meio Ambiente, que já previa que despejar resíduo de qualquer
material no meio ambiente era crime ambiental.
O lixão a céu aberto contamina água, o ar eo solo, pois a decomposição do lixo sem tratamneto produz chorume, gases e favorece a proliferação de insetos (baratas, moscas), ratos e germes patológicos, que são vetores de doença.
Com a nova lei sancionada ainda no Governo do Presidente Lula que proíbe espaços onde lixo é lançado a céu aberto. As Prefeituras
terão de construir aterros sanitários ambientalmente sustentáveis, onde
só poderão ser depositados resíduos sem possibilidade de
reaproveitamento.
Lixão em Lagoa de Baixo |
Mas em Sertãozinho o Lixão apenas mudou de lugar. Antes localizava-se no Sítio Lagoa de Baixo, atualmente foi transferido para o Sítio Pedra D' Água, município de Pirpirituba. O Lixão ficou bem perto de um açude que a população daquela localidade faz uso da água e estão preocupados porque mesmo sendo queimado ainda sobra diversos resíduos que quando chove vai direto para o açude. Segundo informações esxtraoficiais o caso já foi parar na Promotoria Pública.
É bom que se vá mesmo pois sabemos que é eminentemente proibido esxistir Lixões a céu aberto. Os moradores se organizem e vão em busca dos direitos. Vão aos meios de comunicação, aos órgãos comepetentes exerçam a sua cidadania que muitos entendem que com o povo pode-se fazer o que quiser.
Aguardem imagem
Da Redação
Alexandre Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário