sábado, 9 de junho de 2012

Engenho que produz a cachaça Serra Limpa é homenageado pelo Ministério da Agricultura na PB

O Engenho Imaculada Conceição, onde é produzida a cachaça Serra Limpa, está localizado no município de Duas Estradas.


O engenho Imaculada Conceição, que produz a cachaça Serra Limpa, foi homenageado pela Superintendência Federal de Agricultura e Abastecimento na Paraíba, devido à contribuição da empresa para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.
O empresário Antônio Inácio da Silva recebeu a homenagem do superintendente substituto da SFA-PB, João Berquimas de Andrade. A cerimônia ocorreu na semana passada, na sede do Ministério da Agricultura, em João Pessoa.
Em maio deste ano, a cachaça Serra Limpa foi contemplada, pela Associação de Certificado Instituto Biodinâmica (IBD), com o selo de qualidade para produtos cultivados apenas com adubo orgânico.
A Serra Limpa é a única cachaça da Paraíba a ser produzida sem a utilização de agrotóxicos e também a garantir o certificado. Desde 1992, quando a cachaça começou a ser feita, o engenho Imaculada Conceição não faz uso de adubos químicos. “Da plantação da cana-de-açúcar até a destilação da bebida, utilizamos um procedimento natural”, disse o proprietário da cachaça, Antônio Inácio da Silva.
Premiações conquistadas 

Com uma produção limitada, de menos de 100 mil litros por ano, a propriedade do Engenho Imaculada Conceição abrange uma área de 40 hectares e agrega um número de 30 funcionários em suas dependências.
Desde a inauguração de sua produção, em 1992, a Serra Limpa vem recebendo vários prêmios em reconhecimento de sua qualidade e preferência entre os consumidores.
Neste ano, a cachaça foi premiada pela nona vez consecutiva como uma das marcas mais lembradas no Estado, recebendo o Troféu Top Of Mind. O Prêmio consistiu em uma promoção do Sistema Correio de Comunicação com o apoio dos parceiros Câmara dos Diretores Lojistas (CDL) e Sebrae.
Em 2006, o Engenho Imaculada Conceição recebeu o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, uma premiação de nível regional. No mesmo ano, o engenho e a Serra Limpa tornaram-se objetos de estudo da monografia de um graduando do curso de Administração do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba.
Ainda em 2006, em Brasília-DF, o empresário Antônio Inácio ganhou das mãos do então diretor de Serviços da Petrobrás, Irany Varella, um troféu em reconhecimento de qualidade e produtividade da cachaça Serra Limpa.
Destaque nacional

A Serra Limpa apareceu, empatada com outra marca, em 1º lugar no ranking das cinco melhores cachaças do Brasil. O concurso foi promovido pela revista Veja, que reuniu, no Restaurante Mocotó de São Paulo, seis respeitados especialistas no assunto para fazer a degustação e avaliação das bebidas.
Dentre as mais de quatro mil marcas de cachaça existente no país, a revista estabeleceu um ranking das 10 melhores, divididas entre brancas e envelhecidas.

Serra Limpa é a única da PB selecionada a integrar projeto do FIEP

Em maio, representantes da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e consultores técnicos de São Paulo estiveram no município de Duas Estradas, Brejo paraibano, para conhecerem as instalações do Engenho Imaculada Conceição, onde é produzida a cachaça Serra Limpa.
A visita foi motivada pelo fato do empreendimento do empresário Antônio Inácio da Silva ter sido selecionado para participar do Programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI). O projeto elegeu as dez empresas paraibanas que mais têm se desenvolvido e se destacado no mercado, em nível nacional. Dentre elas, a Serra Limpa foi a única escolhida no ramo de cachaças.

Por Simone Bezerrill

Nenhum comentário: