sexta-feira, 1 de junho de 2012

RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS DO CAE JÁ NÃO FAZEM MAIS EFEITO COMO ANTIGAMENTE


Mesmo com a fiscalização bem atuante do CAE já não é mais preocupação para a Secretaria Municipal de Educação.
Somente este ano,já completou-se 5 dias sem merenda na Escola Municipal Ulisses Maurício de Pontes: os dias 20, 21, 22 e 26 de março/2012 e 31 de Maio/2012.
Segundo a RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 38, DE 16 DE JULHO DE 2009 noArt. 1º - no § 1°, diz que “A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever doEstado, e será promovida e incentivada, com vista ao atendimento dos princípios e das diretrizesestabelecidas nesta Resolução.”
Já o Art. 2º, um doas princípios do PNAE, conforme acrescenta no parágrafo I –que “o direito humano à alimentação adequada, visando garantir a segurança alimentar e
nutricional dos alunos”
No Art. 6º Participam do PNAE, afirma que as unidades executoras devem ofertar merenda para os alunos por no mínimo 200 dias letivos:
II - a Entidade Executora – EE, por meio de suas Secretarias de Educação, como responsável pela execução do PNAE, inclusive a utilização e complementação dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE e a prestação de contas do Programa, bem como pela oferta de alimentação escolar por, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos, e pelas ações de educação alimentar e nutricional, a todos os alunos matriculados, representada pelos Estados, Municípios e Distrito Federal e as redes federais de educação básica ou suas mantenedoras, quando receberem os
recursos diretamente do FNDE;
(RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 38, DE 16 DE JULHO DE 2009, Art. 6º, parágrafo II).
                Não compreendemos porque os gestores desta pasta, acham que são maiores do que a Lei Máxima do país e tira o direito a comida de centenas de alunos.
           Como pode uma pessoa que gera fome e tira direito do outro dormir tranquila, achando que é normal?
          Você que faz isso gostaria de trabalhar todo o dia sem comer? Ser estudante é uma profissão, logo quem estuda excuta um ofício e quem trabalha precisa de comida, principalmente adolescente que está em fase de crescimento.
         Só porque tem alimento a vontade na sua casa, acha que todo mundo tem? Só porque você pode dar dinheiro a seu filho para lanchar numa escola particular todos os dias tem que deixar os outros passar fome? Reflita um pouco sobre isso.
         E olhe que todas essas pessoas que fazem essa pasta são cristãos e sempre comungam do corpo Cristo nas missas e um dos princípios cristãos é não deixar o outro passar fome. Mas essas pessoas não se tocam para essa falta de respeito com os outros.

Por Cidade Jovem

Nenhum comentário: