domingo, 17 de junho de 2012

LEIA ESTE ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VOTO

O poder emana do Povo

Artigo escrito por Valmir César

Não podemos jamais, pensar no voto como um instrumento, com o qual podemos negociar por um favor pessoal, ou por nossos interesses e necessidades particulares. Votar é sair do nosso individualismo para pensar coletivo. O voto não tem preço, tem conseqüências.  Esse comportamento de mercantilização do voto, além de ser crime, pode nos levar a um resultado desastroso dentro do processo de construção da cidadania. Trocar o voto por qualquer beneficies é o mesmo que eleger um candidato corrupto que consequentemente não respeitará a nossa opinião, nem tampouco, os nossos direitos de cidadãos. Se queremos, de fato, mudar a qualidade da política e dos políticos, precisamos começar a partir das escolhas que fazemos, analisando bem a história e o comportamento daqueles que vamos escolher como nossos representantes.
O processo de construção da cidadania, através do voto, não termina com a escolha dos representantes no dia da votação. Cabe a todo cidadão fiscalizar as ações administrativas; Cobrar dos administradores dos recursos públicos uma prestação de contas clara e regular dos gastos; exigir um serviço de qualidade prestado pelos servidores públicos. Todo cidadão deve ser tratado com civilidade e respeito; exigir uma reta aplicação dos recursos financeiros arrecadados e transparência nos gastos; ou seja, fiscalizar permanentemente aqueles que exercem o poder, a exemplo, do executivo municipal e estadual, os vereadores, na câmara municipal, os deputados estaduais na assembleia legislativa, e os nossos representantes no Congresso Nacional.
A nossa Constituição Federal tem como princípios a soberania popular e a representação, segundo os quais, o poder político pertence ao povo e é exercido em nome do povo. Governador, Prefeito, vereador, deputado, senador nenhum, poder deter o poder em si e para si. O poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido. Quando o povo quer, tudo muda... O poder do povo está no voto, o voto é o nosso passaporte para todas as conquistas e mudanças que almejamos, enquanto sociedade.
No dia 07 de outubro, teremos as eleições municipais. A cada eleição, o povo tem em suas mãos, a chance de fazer valer de fato, a democracia e o direito de decidir livremente, sem ser pressionado ou ameaçado, sem se deixar corromper ou enganar-se pelas falácias mentirosas e falsas promessas. Antes de entrarmos na cabine de votação, é importante que passemos por uma criteriosa avaliação, assistida e orientada por uma consciência livre e questionadora. Como estão atuando os nossos representantes, do Poder Executivo e Legislativo? Como é a atuação dos nossos vereadores, sejam eles SITUACIONISTAS ou OPOSICIONISTAS? E quem são os que estão “DO LADO DO POVO”? A troco de que temos uma bancada majoritariamente situacionista, passiva, silenciosa, conivente? Participamos das sessões públicas na Câmara Municipal? Quais as discussões que são levadas para a plenária? Conhecemos algum projeto audacioso por parte do legislativo municipal em Duas Estradas? Temos prestado atenção à administração dos recursos públicos?
Eu, em minha sã consciência e no uso do meu senso positivamente crítico, sinto que é urgente, a renovação do PENSAMENTO POLÍTICO em Duas Estradas. Faz tempo que existe a necessidade de democratizar as decisões tomadas pelo EXECUTIVO e LEGISLATIVO. É hora de transformarmos a política em algo, sério, participativo e transparente.  
A população de Duas Estradas tem uma missão muito importante, que é exatamente lutar para acabar com as práticas políticas que prejudicam a população. Digamos não ao uso e a apropriação ilícita de cargos, serviços e recursos que deveriam ser colocados a serviço de todos, a serviço do Bem Comum.
Estejamos atentos! Já estão em ação, os políticos MAL INTENCIONADOS, colocando em prática os seus velhos planos eleitoreiros. Já notamos nas ruas, em nossas casas, a chegada daquele “PERSONAGEM BOM” que aparece de quatro em quatro anos. Se tivermos a lúcida compreensão dos fatos e optarmos pela retidão, com certeza, aniquilaremos todo tipo de oportunismo, mediocridade, injustiça, autoritarismo e corrupção, nesta eleição que se avizinha.  
 
Confira em:

Um comentário:

rosachoqueeoutrascores disse...

INTELIGENTE! PERTINENTE! REFLEXIVO Artigo! Parabéns ao jovem escritor/cidadão consciente dos seus direitos. SÓ APLAUSOS, ALMIR!!!